sábado, 18 de junho de 2011

Classificação das Áreas Cientificas.

 As diferentes áreas do conhecimento de uma maneira geral podem ser classificadas e abordadas da seguinte maneira:
  • Ciências factuais e formais, e ciências naturais e sociais
  • Ciências puras e aplicadas
  • Ciências exatas e inexatas
  • Ciências duras e moles
  • Ciências nomotéticas e ideográficas
As ciências formais esta relacionada ao estudo de processos puramente lógicos e matemáticos. São eles a lógica, matemática, teoria dos sistemas e os aspectos teóricos da ciência computacional, teoria da informação, microeconomia, teoria da decisão, estatística e linguística.
As ciências empíricas também chamadas de reais, fáticas ou factuais - estudam os fatos e fenômenos naturais em si - aparte a questão humana. Se dividem em: ciências naturais, cujo alvo principal de estudo é a natureza como um todo e ciências sociais, que estudam o comportamento humano e suas sociedades.
As ciências sociais estudam os aspectos sociais do mundo humano. Isso inclui Antropologia, estudos da comunicação, Economia,Geografia humana, História, Linguística, Ciências políticas, Psicologia e Sociologia.
As ciências naturais estudam o universo, que é  regularizada por leis de origem natural, ou seja, os aspectos físicos, ficando os aspectos humanos geralmente em segundo plano - estes deixados como objeto de estudo para as ciências sociais. São eles a Astronomia, Biologia, Física, Química, Geografia , entre outras. As carreiras que visam estudar diretamente os fenômenos ligados ao planeta Terra, são a geografia, geologia, e outras, sendo classificadas em um grupo nomeado ciências da terra.