Ciências Exatas

Ciências Exatas são as ciências que tem a Matemática, Química e a Física como peças chaves. Além das 3 áreas básicas, entre as ciências que também são consideradas exatas temos: Astronomia, Estatística, Ciência da Computação e Economia. A principal característica das carreiras e dos profissionais da área de exatas é o Raciocínio Lógico e Estratégico. As ciências exatas estão entre as mais antigas, desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para organizar melhor a sociedade, resolvendo seus problemas diários, inclusive no comércio, com a utilização da contagem, realizando com seus próprios métodos. Foram as ciências exatas que proporcionaram que os antigos egípcios construíssem as pirâmides, permitiu que os gregos erguessem suas acrópoles e monumentos e também que o homem realizasse a viagem espacial até a lua no século 20.

Carreiras Relacionadas à Área de Exatas

A arquitetura é uma carreira que une a formação artística e humana com a engenharia, a matemática e o cálculo. É uma profissão em que tanto a beleza quanto a utilidade são levadas em conta, organizando o espaço e desenvolvendo novos desenhos e estruturas urbanas os arquitetos são de importância fundamental para o crescimento, racionalização e humanização das cidades.
A astronomia, palavra que vem do Grego e significa “Lei das Estrelas”, busca entender e explicar os fenômenos do universo sempre com o objetivo de aplicar estes conhecimentos aqui na terra e também no futuro, quem sabe, usá-los para a exploração do espaço. O profissional de astronomia durante as suas pesquisas e suas observações espaciais analisa os corpos celestes em todas as suas características: evolução, composição, tamanho e principalmente suas propriedades físicas, tais como temperatura, distância da terra, gravidade, idade, movimentação e intensidade luminosa ( quando se tratam de estrelas ).
As Ciências atuariais são as ciências que estudam a analisam riscos dentro da área de Economia e Finanças.
As Ciências contábeis são uma área de estudo que tem como objetivo principal organizar e regulamentar o funcionamento das empresas. Há registros de atividades de ciências contábeis desde os tempos dos antigos Faraós do Egito: eles já se preocupavam em controlar a produção de riquezas do reino e usavam os chamados escribas ( espécie primitiva de profissional de contabilidade ) para registrar e contar os alimentos, produtos e armas produzidos em todo o território Imperial.
O Comércio Exterior tem entre suas habilidades a capacidade de realizar serviços administrativos e comerciais direcionados ao mercado internacional de bens de serviço. Neste processo, faz análise de produtos relativos ao processo político e mercantil no país em que o este está inserido, além das viabilidades na negociação e transação
 Desenho industrial: O desenhista industrial aplica os conhecimentos técnicos para criar e desenvolver desenhos para produtos que vão ser produzidos e comercializados em larga escala, tais como celulares, computadores, produtos de higiene, etc.…
Ele deve sempre ter em mente funcionalidade, forma, beleza e praticidade.
O Designer de Games ( muitas vezes também chamado de Game Designer ou Projetista de Jogos )  é a pessoa que projeta jogos.O principal mercado para o desenvolvimento de jogos são os vídeo games e o computador, mas hoje em dia o desenvolvimento de jogos para celular e até mesmo cartas tem se desenvolvido bastante. Deve se ter  a criatividade para desenvolver o conceito de um novo jogo e não é uma tarefa simples. É preciso estar atento as tendências do mundo dos games, é preciso ter um grande senso estético e  ter muito bom gosto.
A Física é a ciência que estuda a natureza, a matéria e a energia em busca de respostas e descobertas que possam ser úteis para a coletividade. Energia Elétrica, Rádio, Foguetes, Motores, devemos a Física grande parte das descobertas e invenções que fizeram e fazem o mundo atual funcionar. O papel do Físico é baseado no conhecimento e experiências anteriores, planejar, pesquisar e realizar novas experiências, colhendo assim novos resultados.
Matemática: O matemático usa princípios, teoremas e regras matemáticas para resolver problemas. Entre os problemas em que ele pode ajudar a tratar temos questões relativas a engenharia civil, processamento de dados e algoritmos, engenharia elétrica, química, física, dentre outros. Há matemáticos presentes em praticamente todas as intuições de pesquisa e laboratórios da área de exatas.
A Química é a ciência que estuda a matéria, sua composição e as transformações pelas quais a mesma passa. A química está presente em quase todas as indústrias e atividades humanas, desde a produção de fertilizantes para as colheitas até a produção de combustível para foguetes. A principal atribuição do químico é usar os conhecimentos e propriedades químicas conhecidas para criar novas substâncias, melhorar processos industriais, produzir medicamentos, cosméticos, além de realizar pesquisas em áreas tais como energia desenvolvendo novos combustíveis e processos químicos para baterias.

Fonte Bibliográfica:
http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/guia-das-profissoes/ciencias-exatas/