Exemplo de Ciências Humanas: História


A História se caracteriza hoje por duas posições antagônicas: o paradigma moderno, ou iluminista, e o paradigma pós-moderno.

Na perspectiva das práticas historiográficas modernas, a História é uma ciência que opera com base em hipóteses racionais. A teoria serve à História como um apoio para dar sentido ao passado, que é “acessado” através do uso de documentos. A História tem como objetivo o estudo das ações humanas no tempo.

A crítica pós-moderna invalida o estatuto realista do conhecimento histórico e defende a idéia de que a História é uma invenção do historiador, que interpreta as fontes a partir de categorias elaboradas ele mesmo. Assim, não há processo histórico, pois este é somente acessível através dos textos culturais. Uma interpretação leva a outra, num processo infinito de “interpretar as interpretações”.

A posição intermediária defende a possibilidade do conhecimento histórico do passado através da interpretação dos documentos segundo critérios e conceitos estabelecidos pela comunidade de historiadores. Nesse sentido, a história seria um conhecimento em construção sempre precário e sujeito a redefinições, seja pelo impacto da descoberta de novas evidências e ou fontes históricas, seja por novos problemas que o presente sugere ao passado . 

O trabalho de pesquisa histórica consiste nos procedimentos de observação, crítica e análise das evidências do passado a luz dos questionamentos do presente.[Fonte]