Psicologia, uma ciência em eterno desenvolvimento.

Desde o surgimento da Psicanálise com Sigmund Freud, a psicologia veio se desenvolvendo, encontrando novos caminhos, novas formas, passando por Erikson, Piaget, Melanie Klein, Spitz, Zulliger, Carl G. Jung, C.R. Rogers, J.L. Moreno, entre outros muitos estudiosos.
A Psicologia é considerada como a ciência do comportamento, procura entender, predizer e controlar, como as disciplinas que utilizam métodos científicos.

Os Psicólogos.
 O interesse do psicólogo, é observar e compreender o comportamento, que é um conjunto de atividades que podem ser observadas por outra pessoa, com ou sem ajuda de instrumentos. Exemplos: a atitude das pessoas, seja um movimento de mãos, a escolha de um determinado grupo de palavras, uma vermelhidão na pele...
A metodologia, para descrever os comportamentos expressados por uma pessoa do qual se observa pode ser dividida em: observação naturalista, testes, método experimental e método clínico.
Baseadas em provas empíricas, senso comum, pensamento racional, esperanças, fantasias e sonhos, várias teorias simples e complexas de comportamento foram elaboradas e consideradas de grande utilidade. Algumas delas se aprofundando em um tipo de comportamento, procurando explicar a aprendizagem, ou os distúrbios de personalidade, ou a percepção de profundidade, problemas que desencadeiam uma série de situações desagradáveis.
Um mecanismo de adaptação comum é a evitar as situações causadoras de frustração, desenvolvendo uma reação de medo generalizado, conhecida como ansiedade.
Uma vida saudável, uma qualidade de vida adequada, inclui também, mente saudável. O profissional de Saúde Mental (psicólogo, psiquiatra, psicanalista,...) estuda, cura ou preveni os padrões de comportamentos divergentes, ou seja, marcados por sentimentos e discrepâncias pessoais entre os comportamentos e as reações esperadas às situações.

Segundo Márcia Homem de Mello, na publicação via saúde, o psiquiatra é um médico que limitou a prática clinica ao tratamento da personalidade e do comportamento humano, estudando simultaneamente os fundamentos médicos e mentais, o que possibilita uma avaliação médica e tratamento do distúrbio que não é possível aos psicoterapeutas sem formação médica, impossibilitados de receitar medicamentos. E o psicanalista pode ser um psiquiatra, um psicólogo ou um leigo, é aquele que usa técnicas psicanalíticas, não implicando uma formação acadêmica.   
A informação e compreensão, da vida, das ciências, dos comportamentos, são as melhores formas de elaborar conceitos e obter confirmação ou nova elaboração dos mesmos.


Fonte Bibliográfica: