Ciências Socias X Ciências Naturais


As ciências sociais caracterizam-se pela pesquisa qualitativa, ou por sua interpretação da realidade social, de acontecimentos humanos históricos que estabelecem relações entre si,constituindo assim, uma teia de interações .As pesquisas na área da Sociologia durante um determinado tempo, estiveram relegadas ao campo das ciências naturais, onde procurava-se fazer dela uma ciência exata como a Biologia e a Física, na qual a subjetividade do pesquisador pudesse dar espaço à neutralidade acadêmica, onde fosse possível isolar categorias de fenômenos, uma exposição de qualquer doutrina à ciência. Esta forma de se compreender a pesquisa em ciências sociais é o que podemos chamar de Sociologia científica, baseada nas premissas do positivismo de Augusto Conte, seu fundador, corrente que tem suas bases noIdealismo Filosófico ou Idealismo Subjetivo, cujo início está nos séculos XVI, XVII e XVII, com Bacon, Hobbes e Hume.

 O conhecimento científico para o positivismo parte do real, dos fatos tal como se apresentam. Assim, o conhecimento para esta linha é sempre certo, não admitindo conjecturas, tendo um grau forte de precisão e desvinculando-se do conhecimento especulativo. É também Augusto Conte o fundador do que para a época - século XIX -, era considerada uma nova ciência - a Sociologia -, a qual compreende a sociedade enquanto um sistema governado por leis que são imutáveis em si mesmas e que são desta forma independentes das vontades individuais ou coletivas. A sociologia positivista é também uma concepção identificável na Sociologia de Durkheim, onde este busca de forma efetiva a neutralidade do pesquisador, considerando os fatos sociais como meras coisas. No entanto, Wilhelm Dilthey é um dos filósofos neokantianos que reagiram ao cientificismo, para ele,“enquanto as ciências naturais tratam apenas do mundo exterior, as sociais têm que levar em conta as relações entre o mundo interior, refletido na cultura, e o exterior” (DILTHEYapud NOGUEIRA, 1979, p. 12).

A ciência é muito mais do que objetividade ou subjetividade, a questão é que em ciências naturais e sociais sujeito e objeto não são iguais, o que nos permite compreender que para o pesquisador faz-se necessário um posicionamento contrário a uma explicação“prescritiva”, “normativa” e reguladora, características próprias da ideologia, o que serve de norma para uma, não é coerente para a outra. Por exemplo, as ciências naturais explicam o fenômeno, as ciências sociais por sua vez, além de explicá-los, os compreendem, pois isto é a expressão de uma necessidade, para se chegar ao real significado do fenômeno estudado. Para tal, há que se situar diante das ideologias para se evitar o mascaramento da realidade e o ocultamento do real significado do fenômeno[Fonte].

Exemplo de trabalho científico na área de humanas- Ciências Sociais