quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Conhecimento Científico

 O conhecimento é uma forma de estar no mundo. E, durante o processo de aquisição de conhecimento o homem percebe que ele é um ser em constante construção, um ser que está em mutação e que pode ser melhorado diariamente se este estiver aberto à realidade.

 O conhecimento só é científico se for passível de verificação, isto é. Torna-se necessário descrever as operações mentais e técnicas que possibilitam obter o conhecimento. Para tanto, entende-se que o conhecimento científico é diferente do conhecimento comum e mais popular ao qual denominamos senso comum. O senso comum é pouco questionado. É um conhecimento piamente copiado, acreditado sem contestação, dado fé. É o conhecimento passado de geração a geração. É algo quase que imutável, uma crença.

O conhecimento científico caminha avesso ao senso comum. Para que um conhecimento do senso comum passe a ser um conhecimento científico, basta-nos problematiza-lo, criar obstáculos para ele, criticá-lo e nunca aceitá-lo como algo pronto, definitivo. Por exemplo, se alguém lhes disser que sai leite de uma pedra, não aceite como crença, duvide, conteste, vá a campo, pesquise, averigúe e prove que a pedra é só um abstrato e que dela não sai leite, faça demonstrações para provar tal fato. Assim, esse processo de pesquisa e investigação séria que o levou a crítica e ao estudo mais minucioso para provar que a pedra era somente um abstrato denominamos método científico e, o fato depois de provado, denomina-se conhecimento científico ou epistemologia.[Fonte]

domingo, 26 de junho de 2011

O que é Ciência ?

Ciência s.f Conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e objetividade que permitem sua transmissão, e estruturados com métodos, teorias e linguagens próprias, que visam compreender e,possibilita, orientar a natureza e as atividades humanas. (Ferreira, 1986)

Cientista, s.m. Pessoa que cultiva particularmente alguma ciência;especialista numa ciência ou em ciências.(ferreira,1986)

Com estas palavras, os verbetes "Ciência" e "cientista" são definidos em um dicionário de língua portuguesa, tais como se nos apresentam , contêm características próprias e conceitos (ou preconceitos) dos outros. Todavia, uma vez definidos, tornam-se divisores entre o que é e o que não é Ciência. Portanto, se um aluno interessado no tema fosse consultar o vernáculo, encontraria uma concepção parcial, carente de aspéctos como caráter dinâmico da descoberta, a natureza da dúvida, a influência de concepções diversas do sujeito, o processo de pesquisa, ou mesmo a existência de conflitos entre diferentes linhas de pensamento sobre o que vem a ser Ciência e aqueles que a praticam. Mais ainda, as definições contidas nesse dicionário não são coincidentes com aquelas contidas em outras referências,como dicionários etimológicos, de Filosofia. Cada uma destas definições está comprometida com as práticas e valores de uma cultura representativa de sua respectiva área de conhecimento: Língua portuguesa, Etimologia, Filosifia.

A influência destas definições sobre a visão de ciências dos estudantes pode não ser determinantes , na medida em que se apresentam encerradas em si, sem qualquer menção a exemplos de como procedem os cientistas ou como um problema típico das ciências é , ou foi, tratado pela comunidade científica. Mesmo as dimensões social, histórica, universal e objetiva, bem como as particularidades de sua linguagem não podem vir a ser aprendidas pelos estudantes por meio de uma definição vernacular. No entanto, esse distanciamento de como se fazem as Ciências e como elas são ensinadas nos parece fonte de muitos equívocos e desajustes entre como se pensa o mundo e se resolvem problemas nas salas de aula de quais quer das ciências.[Fonte]

Com base neste primeiro pensamento introdutório sobre as  Ciências e o trabalho científico, passaremos a apresentar de hoje em diante aspectos do trabalho científico. Mais do que isso, tentaremos abordar aqui as diferentes áreas do conhecimento científico.