quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Conhecimento Científico

 O conhecimento é uma forma de estar no mundo. E, durante o processo de aquisição de conhecimento o homem percebe que ele é um ser em constante construção, um ser que está em mutação e que pode ser melhorado diariamente se este estiver aberto à realidade.

 O conhecimento só é científico se for passível de verificação, isto é. Torna-se necessário descrever as operações mentais e técnicas que possibilitam obter o conhecimento. Para tanto, entende-se que o conhecimento científico é diferente do conhecimento comum e mais popular ao qual denominamos senso comum. O senso comum é pouco questionado. É um conhecimento piamente copiado, acreditado sem contestação, dado fé. É o conhecimento passado de geração a geração. É algo quase que imutável, uma crença.

O conhecimento científico caminha avesso ao senso comum. Para que um conhecimento do senso comum passe a ser um conhecimento científico, basta-nos problematiza-lo, criar obstáculos para ele, criticá-lo e nunca aceitá-lo como algo pronto, definitivo. Por exemplo, se alguém lhes disser que sai leite de uma pedra, não aceite como crença, duvide, conteste, vá a campo, pesquise, averigúe e prove que a pedra é só um abstrato e que dela não sai leite, faça demonstrações para provar tal fato. Assim, esse processo de pesquisa e investigação séria que o levou a crítica e ao estudo mais minucioso para provar que a pedra era somente um abstrato denominamos método científico e, o fato depois de provado, denomina-se conhecimento científico ou epistemologia.[Fonte]

Nenhum comentário:

Postar um comentário