Ciência da Informação

A informação é tradicionalmente relacionada a documentos impressos e a bibliotecas, quando de fato a informação de que trata a Ciência da Informação, tanto pode estar num diálogo entre cientistas, em comunicação informal, numa inovação para indústria, em patente, numa fotografia ou objeto, no registro magnético de uma base de dados ou em biblioteca virtual ou repositório, na Internet.Todos os campos do conhecimento alimentam-se de informação, mas poucos são aqueles que a tomam por objeto de estudo e este é o caso da Ciência da Informação. Por outro lado, esta informação de que trata a Ciência da Informação movimenta-se num território multifacetado, tanto podendo ser informação numa determinada área quanto sob determinada abordagem.

No primeiro caso, a informação depende do contexto (científico, tecnológico, industrial, artístico, cultural, entre outros) e corresponde às aplicações, assim chamadas na literatura norte-americana, ou transversalidade, qualidade da informação de perpassar todas as áreas. Ou informação especializada, em Medicina, por exemplo, num setor como o industrial, ou servindo aos habitantes de uma cidade, de um bairro ou de um indivíduo participante de algum movimento social.[Fonte]
 
A Ciência da Informação tem uma função crucial na cadeia de produção do conhecimento. Enquanto outras áreas buscam a informação como forma de estabelecer seus paradigmas, esta  ciência tem como o objeto de estudo a própria informação. Seria uma Ciência Social, pois parte do entendimento de que a informação se constitui no contexto das relações sociais e sua mediação comunicacional. Ela por diversas vezes influencia o trabalho cienifico de outras áreas, uma vez que a informação é dinâmica e ultrapassa autorias.  A base do trabalho neste campo é definido como um todo interado que forma uma unidade numa rede maior de unidades, que reunidas formam um outro todo, mais complexo – o sistema de comunicação pelo qual circula o conhecimento . 

 Além disso, os estudos nesta área dão preferência aquelas ações de informação que resultam na geração ou transformação do conhecimento.  Esta Ciência, portanto, procura compreender e propor ações comunicacionais que propiciem, cada vez mais, situações favoráveis a validação sobre o que fora buscado, já que somente assim,o resultado dessa ação de busca informacional poderá resultar em um conhecimento válido.

Um outro aspecto do trabalho científico nesta área é a linguagem. Estudo dos usos sociais da linguagem, por vezes, é o caminho para os pesquisadores  em ciência da informação compreenderem as ações de busca informacional e assim poderemos rever  suas práticas em relação ao trato com o usuário da informação com o intuito de potencializar suas formas de adquirir conhecimento. 
 
No entanto, para lidar com a dimensão da informação enquanto elemento de transformação social, esses pesquisadores procuram conhecer, discutir e analisar, tanto os aspectos teóricos e conceituais que norteiam e sustentam esse processo, como os elementos externos (tais como as tecnologias da informação, que tem cada vez mais interferido na vinculação informacional da sociedade), com o intuito de estabelecerem rumos, sejam teóricos ou práticos, para que se minimizem as inconsistências entre aquilo que a sociedade demanda informacionalmente, aquilo que ela alcança (via tecnologias da informação impostas) e aquilo que é capaz de assimilar e de colocar em prática.[Fonte]