Exemplo de Ciências Naturais: Geografia

O pressuposto filosófico e metodológico, que permitiu a transformação da Geografia em ciência autônoma e unitária, surgiu no final do século XVIII juntamente com uma grande revolução econômica e cultural que consolidou o domínio burguês e o modo de produção capitalista.

O Iluminismo representante da visão da burguesia intelectual da época, passou a considerar a razão como chave para o entendimento do mundo e a questionar as leis da Igreja e os fenômenos naturais.

A intensa preocupação em conhecer a superfície da terra e em controlar a natureza, fez com que as ciências da observação e da experimentação se expandissem. A Geografia passou a ter lugar destacado dentre as ciências por ter função essencialmente descritiva, o que satisfazia a necessidade da classe hegemônica que buscava “explicações” objetivas e quantitativas da realidade.

Segundo MORAES (1991, p.68):
"O objeto da Geografia é a relação do homem natureza,na perspectiva da paisagem. O homem é um ser ativo, que sofre influência do meio, porém que atua sobre este, transformando-o. As necessidades humanas são condicionadas pela natureza, e que o homem busca as soluções para satisfazê-las nos materiais e nas condições oferecidos pelo meio. Neste processo, de trocas mútuas com a natureza, o homem transforma a matéria natural, cria formas sobre a superfície terrestre: para Vidal é aí que começa a “obra geográfica do homem”.

Trabalhos de pesquisas nas áreas de conhecimento da Geografia, segundo classificação da CAPES:

·
- Geografia Física (Geomorfologia, Climatologia Geográfica, Pedologia, Hidrogeografia, Geoecologia, Fotogeografia, Geocartografia); 

- Geografia Humana (Geografia da População, Geografia Agrária, Geografia Urbana, Geografia Econômica, Geografia Política);

- Geografia Regional (Teoria e Desenvolvimento Regional, Regionalização, Análise Regional); 

-  Ensino da Geografia e áreas afins à ciência geográfica. [Fonte]


·   
                                              Divulgação de pesquisa em Geografia