domingo, 19 de junho de 2011

Tipos de Ciências

Ciencia Pura e Ciência Aplicada
As ciências puras  são marcadas por buscarem as minúcias do conhecimento básico que desenvolvem, a compreensão a mais completa possível acerca do objeto em estudo. A ciência pura é independente da preocupação com aplicações práticas.
As ciências aplicadas visam a aplicação do conhecimento para a solução de problemas práticos, e geralmente uma vez solucionados, não se preocupam em ir muito além disto, a não ser que um problema prático mais complicado se siga à solução do primeiro. As ciências aplicadas são importantes para o desenvolvimento tecnológico, e identificam-se de maneira forte com o que se denomina tecnologia. Seu uso é normalmente referenciado como pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Ciências exatas e inexatas
Ciência exata é qualquer campo da ciência que fornece modelos matemáticos com expressões quantitativas e predições precisas a respeito dos sistemas tratados, necessariamente compatíveis com tal descrição, sendo geralmente condizentes com a execução de experimentos reprodutíveis envolvendo medições . A coerência entre os resultados matemáticos e experimentais é , dentro da incerteza experimental, precisa. Nestes termos Matemática, Física, Química,Computação assim como partes da Biologia, Psicologia e Economia podem ser consideradas como ciências exatas.
Uma ciência que não classifica-se como ciência exata é definida como inexata.

Ciências duras e moles
Ciências duras e ciências moles: esses termos às vezes são considerados sinônimos dos termos ciência natural e social, respectivamente. Os proponentes dessa divisão argumentam que as "ciências moles" não usam o método científico, ou não são matemáticos.

Ciências nomotéticas e ideográficas
As 'ciências nomotéticas' estabelecem leis gerais para fenômenos suscetíveis de serem reproduzidos, com o objetivo final de se conhecer o universo. Fazem parte destas ciências a Física e a Biologia, e também algumas ciências sociais como a Economia, a Psicologia ou mesmo a Sociologia.
As 'ciências ideográficas' preocupam em estudar o singular, o único, as coisas que não são recorrentes. O exemplo da História mostra que não é absurdo considerar que o singular possa constituir-se em um objeto para abordagem científica.

SINGH, Simon. Big Bang. Rio de Janeiro; São Paulo: Editora Record, 2006. ISBN 85-01-07213-3 Capítulo "O que é ciência?", e demais.






As ciências naturais se dedicam a estudar o planeta terra, os seres vivos e sua organização e com a interação desses seres vivos na natureza e no meio ambiente. Observe a charge que demonstra um dos problemas relacionados a essa interação seres vivos-meio ambiente: